Vozes de Mestres

PIRACUÍ

Descobri o Piracuí e me apaixonei por essa farinha de peixe PIRACUÍ seu significado vem do Tupi : pira=peixe+ cuí=farinha)

Para chegar nessa farinha , o peixe é limpo , retira-se as vi ceras o sangue e é assado em panelas de barro , soube que os pescadores dessa comunidade , fazem todo o processo cuidadosamente e ainda ,procuram seguir práticas de manejo para a preservação do meio ambiente.

Entre em contato com esse produto produzido pela comunidade de Vira Sebo no Pará , através do Luca Fanelli, que trabalha com comunidades ribeirinhas, o telefone deles no Pará é 093-84-04-5759- email tamua.santoantonio@yahoo.com.br.

Aqui em Sampa quem quiser encomendar ou saber mais sobre essa farinha maravilhosa , só através do Luca luca.fanelli@photowo.net .

Bom com essa farinha fiz um caruru provado pela Rosa Falzoni , Sonia Joana e Zé Jabur que aprovaram, fiz também esse bolinho saboroso, agora não me resta nada se não esperar que o Luca traga mais.

Acompanhei esse bolinho com um molho de pimenta à moda Nagô , e aquela cerveja, só faltou voces para dar um boa prosa.

BOLINHO DE PIRACUÍ

4 batatas cozidas ( fica muito bom com mandioca)

1 xícara de farinha de peixe ( pode ser até com 50 g)

1 cebola bem picada.

Cheiro verde e coentro a gosto

2 ovos.

Sal a gosto mas com cuidado pois a farinha de peixe já tem sal.

Misture Bem, molde os bolinhos na mão, e frite em óleo quente.

Exibições: 15

Respostas a este tópico

Querida,
O Caruru estava mesmo dos deuses! Obrigada!
Anotei a receita, enviei um email para o Luca e vou ver se consigo a farinha.
Mas, como e mesmo essa pimenta a moda nago...
bj
Rosa Falzoni
Bem minha Loura segue a receita do livro que estou escrevendo . Caso não goste de jiló não precisa colocar.
Ingredientes
10 pimentas malaguetas secas
½ colher (chá) de sal
1 xícara de camarões secos, descascados e moídos
suco de 2 limões
1 colher (sopa) de azeite de dendê
6 quiabos cozidos ,cozinhar em agua e sal
6 jilós cozidos
salsa e coentro a gosto para salpicar

Modo de fazer
Amasse em um pilão o sal e as pimentas, acrescente os camarões moídos, o suco de limões, os quiabos, os jilós e o azeite de dendê. Amasse bem até o molho ficar bem consistente.
Oi Conceição
só de ver dá agua na boca
parabéns amiga
bjs Irene

RSS

Pesquisar no Vozes

nos siga no Twitter

Patrocínio

Projeto CCBB Itinerante
    Ministério da Cultura - Brasil, um país de Todos

Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

© 2012   Criado por Geovana Jardim.