Vozes de Mestres

ANTEPASTO DE CORAÇÃO DE BANANA

Essa receita eu aprendi em uma oficina com a chefe Cláudia Mattos , do Zym Café Natureza em arte culinária ,A Claudinha é muito comprometida com a ecogastronomia o Zym é um lugar bem bacana de conhecer em Sampa e fica na Rua Toneleros 1248 .telefone (11) 30215637 - www.zym.com.br. Aqui é bem dificil encontrar esse coração , só encontro na feira de orgânicos do parque da Agua Branca , ou quando cai do Pé de bananeira da Casa de Sonia Joana, minha outra fornecedora é cumadre Clara Menina de São João da Boa Vista.
Mas o fornecimento mais seguro são os corações de banana da Cida em Gonçalves onde Zé Jabur,Rosa,Denise e eu alugamos uma casinha da Cida para receber os Amigos . A foto foi tirada pela Chef Ana Tomazoni junto com a Cida recolhendo dezenas de corações de banana do quintal da Cida.

Ingredientes:
1 coração de banana médio (1 kg mais ou menos)
2 cebolas picadas
2 cenouras raladas
4 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano – aí você coloca também o seu axé, tipo pimenta do reino, alcaparra, etc...
1 xícara de chá de azeite ou
(Meia xícara de azeite e meia de vinho Branco )
Sal marinho a gosto
2 limões
100 gramas de passas

Modo de fazer:
Colocar luvas antes de cortar o coração.
Separe as folhas do coração desprezando os dedinhos, corte em fatias bem finas e deixe de molho em uma tigela com água e suco dos limões, deixe por cerca de 1 hora. Ferva uma boa quantidade de água para escaldar o coração de banana já cortado em tirinhas, só por uns minutinhos (lembre-se: é escaldar e não cozinhar).
Doure a cebola com o azeite, em seguida os alhos bem picadinhos, acrescente a cenoura. Quando a cenoura estiver bem cozida junte o sal , o orégano e as passas e mexa por dois minutos. Por último adicione o coração da banana e deixe cozinhar por dez minutos, mexendo de vez em quando não é minha comadre! Você pode usar essa componata como um molho de um macarrão fica muito bom!

Exibições: 23

Respostas a este tópico

A clarinha me disse que o coração ou umbigo da banana ficou um pouco duro,na verdade dependendo da textura do coração de banana ela pode ficar um pouco dura, estou cozinhe por uns 15 minutos em agua fervente.

RSS

Pesquisar no Vozes

nos siga no Twitter

Patrocínio

Projeto CCBB Itinerante
    Ministério da Cultura - Brasil, um país de Todos

Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

© 2012   Criado por Geovana Jardim.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço