ANTEPASTO DE CORAÇÃO DE BANANA
Essa receita eu aprendi em uma oficina com a chefe Cláudia Mattos , do Zym Café Natureza em arte culinária ,A Claudinha é muito comprometida com a ecogastronomia o Zym é um lugar bem bacana de conhecer em Sampa e fica na Rua Toneleros 1248 .telefone (11) 30215637 -
www.zym.com.br. Aqui é bem dificil encontrar esse coração , só encontro na feira de orgânicos do parque da Agua Branca , ou quando cai do Pé de bananeira da Casa de Sonia Joana, minha outra fornecedora é cumadre Clara Menina de São João da Boa Vista.
Mas o fornecimento mais seguro são os corações de banana da Cida em Gonçalves onde Zé Jabur,Rosa,Denise e eu alugamos uma casinha da Cida para receber os Amigos . A foto foi tirada pela Chef Ana Tomazoni junto com a Cida recolhendo dezenas de corações de banana do quintal da Cida.

Ingredientes:
1 coração de banana médio (1 kg mais ou menos)
2 cebolas picadas
2 cenouras raladas
4 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano – aí você coloca também o seu axé, tipo pimenta do reino, alcaparra, etc...
1 xícara de chá de azeite ou
(Meia xícara de azeite e meia de vinho Branco )
Sal marinho a gosto
2 limões
100 gramas de passas
Modo de fazer:
Colocar luvas antes de cortar o coração.
Separe as folhas do coração desprezando os dedinhos, corte em fatias bem finas e deixe de molho em uma tigela com água e suco dos limões, deixe por cerca de 1 hora. Ferva uma boa quantidade de água para escaldar o coração de banana já cortado em tirinhas, só por uns minutinhos (lembre-se: é escaldar e não cozinhar).
Doure a cebola com o azeite, em seguida os alhos bem picadinhos, acrescente a cenoura. Quando a cenoura estiver bem cozida junte o sal , o orégano e as passas e mexa por dois minutos. Por último adicione o coração da banana e deixe cozinhar por dez minutos, mexendo de vez em quando não é minha comadre! Você pode usar essa componata como um molho de um macarrão fica muito bom!