Vozes de Mestres 2009

Zé Jabur

Como podemos fazer juntos, desse sítio algo realmente vivo???

Gostaria de lançar uma discussão com todos os mebros do site para q possamos construir juntos uma proposta cogestiva de produção e divulgação cultural:
Grupos temáticos de fotografia, musica, dança, receitas, artesanato, artes plásticas, teatro, etc. Cada tema com uma comunidade especifica, para elaborar coletivamente esses temas.
Quetal??????

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu já abri um grupo de fotografia que pode mudar de nome e de diretriz se os participantes construirem um conceito melhor. O nome é "Guarnicendo Olhares". Pois no bumba meu boi, o guarnicer é ajuntar, agrupar, aquecer os tambores pra coisa rolar, pro coletivo acontecer. O Robson abriu um grupo de musica, vamos co-construir propostas nesse caminho???

Responder esta

Acho muito interessante essa iniciativa. Esse portal é um desdobramento muito importante do Vozes de Mestres - Encontro Internacional das Culturas Populares e sua função é justamente ser um salão de reverberação das vozes dos mestres. Desde a sua concepção pensamos em um espaço dinâmico, no qual o encontro entre os agentes, os observadores e os observadores/agentes da cultura popular possam dialogar livremente.

Contamos com pessoas como vc, Zé, como o Robson, para ajudarem a fomentar essa produção de conteúdo colaborativa.

Responder esta

Olá Augusto, acordei cedo hj, por isso te respondo ao cantar do galo...rsrs
Pode contar comigo nessa niciativa, pois cultura popular é o que diferencia um povo vivo de um povo sem alma.
Interessar-se por cultura popular é quase como procurar a origem de nossa alma, que no fim é a mesma em todos os lugares, em todas as culturas...Mas o bonito disso é a própria busca. Além disso, preservar a cultura popular é preservar uma importante fonte de dignidade humana.
Venho compreendendo isso desde a primeira festa do divino q fui fotografar em São Luis do Paraitinga, e acabei virando fotógrafo sem de fato sê-lo...rs. Desde lá, nunca mais parei... É um vício esse ofício, que contagia desde o início!!!!
Estou tentando aglutinar mais gente interessante prá essa idéia. Vamos nessa, então!
Espero poder trocar muitas figuras nesse importante espaço, q pode virar um espaço nacional de debates, divulgação e trocas. Só não quero q este espaço vire um novo orkut, cheio de comunidades sem vida alguma.
Grande abraço prá todos!

Responder esta

Jabur, Jabur, Jaburuuuuu, convite aceito "tomaticamente".
Também madruguei, direto das gerais com galo e passarin de fundo, café no bule e pão de queijo no forno ...
Talvez possa colaborar em breve de uma forma bem mais técnica/acadêmica mas por enquanto vamos por partes ;)

Para o momento, colaboro indicando o espaço a amigos historiadores, músicos, artesãos e adeptos do tema, além de eu mesma interagir, pois adoro o tema e creio, como vocês.

Minha sugestão é de que :
- exista "moderação sensata" para não desviar o foco de cada bloco, sem ficar chato e com cara de "isso pode isso não pode", para não desmotivar mas isso já sabemos que exige tempo e que precisa ser feito sistemicamente.
Talvez com um rodízio de moderadores com tempo determinado (semanal, mensal...) nada tão pesado ou difícil.
- haja administração, não tem jeito, para não se perder pelo caminho precisa ser organizada de uma forma coletiva, comprometida e engajada, um modelo novo que ainda não sei como mas tem que ser construido.
- seja totalmente sustentável, útil e divertido.

Parabéns pelo lado solidário de compartilhar sempre com os amigos, o LEGAL da VIDA que encontra pelo caminho !

Responder esta

Zé, tão querido! Cá estou! Tentando compreender o que é e a que se destina.
Beijo dos grandes!

Responder esta

PENSANDO EM MODELO DE MODERAÇÃO

Que tal criar um debate em cima de um modelo existente de moderação, pra somar virtudes e deixar prá trás os defeitos. Olhem só o modelo da comunidade "Aruandamindi", que pode ser um ponto de partida pra gente pensar num estatuto de moderação co-construida por todos nós. Quem tiver outris modelos, que ponha na roda:

ARUANADA MUNDI - http://aruandamundi.ning.com

Querido Povo da Aruanda, sejam bem-vindos!

A idéia da criação de uma rede especialmente dedicada à história africana e afro brasileira foi do queridíssimo Prof. Dr. Salloma Salomão e eu entrei como executora da idéia.
Assim nasce este espaço para a divulgação de trabalhos acadêmicos, artísticos e saberes da cultura afro-brasileira e africana, bem como eventos, seminários, cursos e congressos.
Por outras vias consegui realizar o sonho de uma "rádio" de Música Negra na NET, na radíola da Aruanda você terá a oportunidade de conhecer grandes talentos da música africana e afro-brasileira.
Em suas Aruandas pessoais, publiquem apenas assuntos concernentes a proposta da rede Aruanda Mundi: Educação, Cultura, Moda, Gastronomia, Saúde, Lazer, entre outros temas com enfoque na cultura afro... o campo é vasto!

Importante: Ao inserir fotos pedimos que algumas medidas sejam observadas
é preciso que as fotos sejam identificadas e que se coloque a descrição dela, para que todos saibam do que se trata.
Em caso de inserção de fotos de carater pessoal, a mesma deve ser marcada na caixa "quem pode ver as fotos" como: só eu ou só meus amigos.
Apesar de parecer uma rede social como o Orkut, Myspace ou outros, a rede foi criada para a inserção de assuntos relacionados com a cultura afro-brasileira e africana, qualquer postagem fora desde contexto será excluída pelos moderadores.

Axé!!!
Baby Amorim

Responder esta

Acho esse modelo do Aruanda Mundi perfeitamente aplicável. Se já temos claro que o Vozes de Mestres é um grupo focado na Cultura Popular, é preciso que tudo que se coloque nele seja pertinente ao tema: fotografias, vídeos, músicas, comunidades, divulgação de eventos, enfim... só assim ele poderá cumprir o objetivo para o qual foi criado, de ser um espaço de diálogo, de troca entre os agentes, os amantes e interessados na cultura popular.
Como fotógrafa e pesquisadora, gostaria de dar uma sugestão: não dei se tecnicamente seria possível que as fotos postadas fossem apresentadas na forma de álbuns, com títulos e uma pequena descrição para facilitar a busca e a compreensão do que se está vendo. Da maneira que está, com as fotos todas soltas, misturadas, muitas delas sem título e referências, perde-se um pouco o interesse.

Responder esta

Olá amigos

Sou totalmente favorável a um mínimo de organização, talvez até por desconhecer outra forma mas totalmente aberta para um novo modelo.
Tb gostei da apresentação do ARUANADA !
Só acho que moderar não é tão simples quanto possa parecer pois exige comprometimento, assiduidade e um pensar comum, tornando o ambiente agradável a maioria e fiel às mínimas regras acordadas do início (se existirem), pq se desmotivar, o pessoal cansa e "sarta de banda" ... o papel do moderador é fundamental, no meu ponto de vista pois deixar solto pode se perder, infelizmente, exceto se alguém já descobriu uma nova maneira e possa ensinar, juro que vou adorar ...

Se não tiverem moderador com o perfil necessário (talvez aqui exista) - assiduidade e constância de propósitos - talvez um grupo interessado possa se revezar, respeitando o acordado (ex. moderar por um mês, 15 dias, etc) como já falei anteriormente.

Em pesquisas realizadas, um dos grandes problemas das wikis é justamente perder o foco, postagens sem respostas, questões/dúvidas sem retornos, deixando o emissor a ver navios ou com os tempos de retornos "distantes demais", desmotivando. Daí, com tanta informação que nos chega a cada piscar de olhos, é fácil de se encantar por outros mares ... ou por outras VOZES ...

Mas estou animada com o grupo que se forma aqui ... alguns já conhecidos dos saraus e outros novos que vamos nos aconchegando !

SEJAMOS TODOS BEM VINDOSSSS

Responder esta

Olha Clarinha, acho suas questões super pertinentes, e acho bom ter um forum só,pra chegarmos a uma regra básica de postagem. Acabei de abrir um forum sobre como organizar as fotos no vozes. Espero que os frequentadores possam dai duas sugestões e que possamos criar um padrão estético, organizado, com critério temático, com fotos auto explicatovas.

Responder esta

parece que o forum acabou? esta página sobrevive? se sim, to firme e forte! abs fabio

Responder esta

Responder esta

RSS

Pesquisar no Vozes

nos siga no Twitter

Patrocínio

Projeto CCBB Itinerante
    Ministério da Cultura - Brasil, um país de Todos

Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

© 2010   Criado por danilosneto   Ativado por .

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo