Vozes de Mestres

Zé Jabur

Como podemos fazer juntos, desse sítio algo realmente vivo???

Gostaria de lançar uma discussão com todos os mebros do site para q possamos construir juntos uma proposta cogestiva de produção e divulgação cultural:
Grupos temáticos de fotografia, musica, dança, receitas, artesanato, artes plásticas, teatro, etc. Cada tema com uma comunidade especifica, para elaborar coletivamente esses temas.
Quetal??????

Exibições: 9

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu já abri um grupo de fotografia que pode mudar de nome e de diretriz se os participantes construirem um conceito melhor. O nome é "Guarnicendo Olhares". Pois no bumba meu boi, o guarnicer é ajuntar, agrupar, aquecer os tambores pra coisa rolar, pro coletivo acontecer. O Robson abriu um grupo de musica, vamos co-construir propostas nesse caminho???
Acho muito interessante essa iniciativa. Esse portal é um desdobramento muito importante do Vozes de Mestres - Encontro Internacional das Culturas Populares e sua função é justamente ser um salão de reverberação das vozes dos mestres. Desde a sua concepção pensamos em um espaço dinâmico, no qual o encontro entre os agentes, os observadores e os observadores/agentes da cultura popular possam dialogar livremente.

Contamos com pessoas como vc, Zé, como o Robson, para ajudarem a fomentar essa produção de conteúdo colaborativa.
Olá Augusto, acordei cedo hj, por isso te respondo ao cantar do galo...rsrs
Pode contar comigo nessa niciativa, pois cultura popular é o que diferencia um povo vivo de um povo sem alma.
Interessar-se por cultura popular é quase como procurar a origem de nossa alma, que no fim é a mesma em todos os lugares, em todas as culturas...Mas o bonito disso é a própria busca. Além disso, preservar a cultura popular é preservar uma importante fonte de dignidade humana.
Venho compreendendo isso desde a primeira festa do divino q fui fotografar em São Luis do Paraitinga, e acabei virando fotógrafo sem de fato sê-lo...rs. Desde lá, nunca mais parei... É um vício esse ofício, que contagia desde o início!!!!
Estou tentando aglutinar mais gente interessante prá essa idéia. Vamos nessa, então!
Espero poder trocar muitas figuras nesse importante espaço, q pode virar um espaço nacional de debates, divulgação e trocas. Só não quero q este espaço vire um novo orkut, cheio de comunidades sem vida alguma.
Grande abraço prá todos!
Jabur, Jabur, Jaburuuuuu, convite aceito "tomaticamente".
Também madruguei, direto das gerais com galo e passarin de fundo, café no bule e pão de queijo no forno ...
Talvez possa colaborar em breve de uma forma bem mais técnica/acadêmica mas por enquanto vamos por partes ;)

Para o momento, colaboro indicando o espaço a amigos historiadores, músicos, artesãos e adeptos do tema, além de eu mesma interagir, pois adoro o tema e creio, como vocês.

Minha sugestão é de que :
- exista "moderação sensata" para não desviar o foco de cada bloco, sem ficar chato e com cara de "isso pode isso não pode", para não desmotivar mas isso já sabemos que exige tempo e que precisa ser feito sistemicamente.
Talvez com um rodízio de moderadores com tempo determinado (semanal, mensal...) nada tão pesado ou difícil.
- haja administração, não tem jeito, para não se perder pelo caminho precisa ser organizada de uma forma coletiva, comprometida e engajada, um modelo novo que ainda não sei como mas tem que ser construido.
- seja totalmente sustentável, útil e divertido.

Parabéns pelo lado solidário de compartilhar sempre com os amigos, o LEGAL da VIDA que encontra pelo caminho !
Zé, tão querido! Cá estou! Tentando compreender o que é e a que se destina.
Beijo dos grandes!
PENSANDO EM MODELO DE MODERAÇÃO

Que tal criar um debate em cima de um modelo existente de moderação, pra somar virtudes e deixar prá trás os defeitos. Olhem só o modelo da comunidade "Aruandamindi", que pode ser um ponto de partida pra gente pensar num estatuto de moderação co-construida por todos nós. Quem tiver outris modelos, que ponha na roda:

ARUANADA MUNDI - http://aruandamundi.ning.com

Querido Povo da Aruanda, sejam bem-vindos!

A idéia da criação de uma rede especialmente dedicada à história africana e afro brasileira foi do queridíssimo Prof. Dr. Salloma Salomão e eu entrei como executora da idéia.
Assim nasce este espaço para a divulgação de trabalhos acadêmicos, artísticos e saberes da cultura afro-brasileira e africana, bem como eventos, seminários, cursos e congressos.
Por outras vias consegui realizar o sonho de uma "rádio" de Música Negra na NET, na radíola da Aruanda você terá a oportunidade de conhecer grandes talentos da música africana e afro-brasileira.
Em suas Aruandas pessoais, publiquem apenas assuntos concernentes a proposta da rede Aruanda Mundi: Educação, Cultura, Moda, Gastronomia, Saúde, Lazer, entre outros temas com enfoque na cultura afro... o campo é vasto!

Importante: Ao inserir fotos pedimos que algumas medidas sejam observadas
é preciso que as fotos sejam identificadas e que se coloque a descrição dela, para que todos saibam do que se trata.
Em caso de inserção de fotos de carater pessoal, a mesma deve ser marcada na caixa "quem pode ver as fotos" como: só eu ou só meus amigos.
Apesar de parecer uma rede social como o Orkut, Myspace ou outros, a rede foi criada para a inserção de assuntos relacionados com a cultura afro-brasileira e africana, qualquer postagem fora desde contexto será excluída pelos moderadores.

Axé!!!
Baby Amorim
Acho esse modelo do Aruanda Mundi perfeitamente aplicável. Se já temos claro que o Vozes de Mestres é um grupo focado na Cultura Popular, é preciso que tudo que se coloque nele seja pertinente ao tema: fotografias, vídeos, músicas, comunidades, divulgação de eventos, enfim... só assim ele poderá cumprir o objetivo para o qual foi criado, de ser um espaço de diálogo, de troca entre os agentes, os amantes e interessados na cultura popular.
Como fotógrafa e pesquisadora, gostaria de dar uma sugestão: não dei se tecnicamente seria possível que as fotos postadas fossem apresentadas na forma de álbuns, com títulos e uma pequena descrição para facilitar a busca e a compreensão do que se está vendo. Da maneira que está, com as fotos todas soltas, misturadas, muitas delas sem título e referências, perde-se um pouco o interesse.
Olá amigos

Sou totalmente favorável a um mínimo de organização, talvez até por desconhecer outra forma mas totalmente aberta para um novo modelo.
Tb gostei da apresentação do ARUANADA !
Só acho que moderar não é tão simples quanto possa parecer pois exige comprometimento, assiduidade e um pensar comum, tornando o ambiente agradável a maioria e fiel às mínimas regras acordadas do início (se existirem), pq se desmotivar, o pessoal cansa e "sarta de banda" ... o papel do moderador é fundamental, no meu ponto de vista pois deixar solto pode se perder, infelizmente, exceto se alguém já descobriu uma nova maneira e possa ensinar, juro que vou adorar ...

Se não tiverem moderador com o perfil necessário (talvez aqui exista) - assiduidade e constância de propósitos - talvez um grupo interessado possa se revezar, respeitando o acordado (ex. moderar por um mês, 15 dias, etc) como já falei anteriormente.

Em pesquisas realizadas, um dos grandes problemas das wikis é justamente perder o foco, postagens sem respostas, questões/dúvidas sem retornos, deixando o emissor a ver navios ou com os tempos de retornos "distantes demais", desmotivando. Daí, com tanta informação que nos chega a cada piscar de olhos, é fácil de se encantar por outros mares ... ou por outras VOZES ...

Mas estou animada com o grupo que se forma aqui ... alguns já conhecidos dos saraus e outros novos que vamos nos aconchegando !

SEJAMOS TODOS BEM VINDOSSSS
Olha Clarinha, acho suas questões super pertinentes, e acho bom ter um forum só,pra chegarmos a uma regra básica de postagem. Acabei de abrir um forum sobre como organizar as fotos no vozes. Espero que os frequentadores possam dai duas sugestões e que possamos criar um padrão estético, organizado, com critério temático, com fotos auto explicatovas.
parece que o forum acabou? esta página sobrevive? se sim, to firme e forte! abs fabio

Responder à discussão

RSS

Pesquisar no Vozes

nos siga no Twitter

Patrocínio

Projeto CCBB Itinerante
    Ministério da Cultura - Brasil, um país de Todos

Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

© 2012   Criado por Geovana Jardim.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço