Vozes de Mestres 2009

Estou abrindo esse tópico para que as pessoas possam se apresentar. De onde são, qual o seu envolvimento com cultura popular, como veio parar no www.vozesdemestres.com.

Eu sou de Belo Horizonte e trabalho na Jardim Produções e atualmente estou mais envolvido com o Vozes de Mestres - Encontro Internacional das Culturas Populares.

Junto do Zu Moreira cuido da comunicação do Encontro e o portal www.vozesdemestres.com é uma das ações que estou desenvolvendo.

Meu envolvimento com a cultura popular sempre se deu em um nível muito mais de espectador do que em qualquer outro. Entretanto, nos últimos anos, tenho lançado um olhar mais cuidadoso sobre esse universo e o envolvimento com o Vozes de Mestres tem criado possibilidades de uma interação mais profunda.

Acredito que essas manifestações de cultura popular são fundamentais para nos compreendermos enquanto mineiros, pernambucanos, baianos, brasileiros, chilenos, indonésios, japoneses. Meu propósito é trabalhar para que as vozes desses mestres possam ser ouvidas e catalisar o diálogo entre culturas que por muitas vezes estão geograficamente distantes mas profundamente conectadas pelas raízes, pela história.

Sejam todos bem-vindos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem, eu sou o João, aqui do interior de SP, encostadinho à Minas Gerais. Aposentei-me recentemente e dedico-me à escrita. Sou cronista do jornal de minha cidade e tenho meu primeiro livro editado pela Ed. Baraúna. Procuro colocar em minhas crônicas e contos, as emoções e a maneira de viver de personagens simples e reais. O cotidiano tragicômico de gente comum que já passaram por minha vida. Transformo suas preocupações e pequenas tragédias em "causos" divertidos, sempre no sentido de passar uma mensagem de otimismo, tipo assim: "Amanhã será outro dia..." De quebra, todos os "causos" são acompanhados de receitas culinárias, também simples e que sempre estiveram presentes nos "cadernos de receitas" anônimos, do interior de nosso Brasil .
Dei com as caras no "Vozes de Mestre" por intermédio da baianinha Conceição, a quem tive o prazer de conhecer, recentemente, na inauguração de um restaurante de amigos, aqui em minha cidade. Dentro do grupo "Sabores e Temperos" pretendo presentear meus amigos com alguns de meus "causos" e receitas.
Grande abraço a todos.

Responder esta

gostaria de ter contato com a MARIA CRISTINA BUENO E COM O ALBERTO JUNIOR , ESTAMOS QUERENDO DESENVOLVER UM TRAB DE DANÇA CIRCULAR AQUIE EM SÃO LUIS , MEU CONTATO EMAIL/MSN : evanildesalencar@hotmail.com

Responder esta

Muita Paz, Saúde, Prazer e Justiça nos caminhos de todos...
Sou o João Morais.
Trabalho atualmente com captura e edição audiovisuais.
Minha família e da região do Acre.
Tenho em mim, por este motivo acredito, um tipo de ligação com o povo indígena muito forte.
Sempre que se aproxima algum tipo de evento como este fico esperançoso em encontrar personas das quais tenham real respeito pelo ser ancestral, com sãos valores e mente livre de vaidades vãs.
Que estas forças espirituais orientem e se comuniquem-se com aqueles que devem assim os representar!
Pois se até os próprios índios perecem se esquecer da grande mãe...
A mídia já é um forma de distração não vamos deixar que a cultura se transforme em mais uma distração que nos faz deixar nosso direitos e conquistas se perderem em imagens falsas, por favor!!!
Que os Guias da sã conciência nunca nos abandonem em nossos sonhos, decisões e caminhos ...

Responder esta

sou Ana Luiza, de Belo Horizonte, mas moro em Salvador. Recebi o convite agora, não sei de quem,mas estou muita grata.Conheço a Geovana, e parabéns pela iniciativa. Trabalho com música, toco percussão,canto e se precisar eu danço.
Atualmente tenho pesquisado o samba de roda, e sou integrante do Samba das Moças, um grupo que tem o samba de roda como diretriz. Tocamos canções do recôncavo, de Rock ferreira, de Jota Veloso, de Dorival caymmi, e composições próprias. Temos um myspace: www.mysapace/sambadasmocas
Então, a gente se fala

Responder esta

Sou Fabio Cardias, e chegeui até aqui buscando informações sobre cultura poular na rede, muito legal este site, muita gente preocupada com a cultura que nunca morre, a popular. Sou paraense de Belém, moro em Sampa há anos, já morei muito tempo fora do país, em especial na Ásia. Minha trajetória é mais acadêmica http://lattes.cnpq.br/0895767024534705 ,mas to sempre fugindo dela hehehe...minha pesquisa se baseia em psicologia profunda e mitologia brasileira, folclore amazônico, músicas regionais e culturas marciais como a capoeira, se possível veja meu blog http://kironjp.blogspot.com/

obrigado, salve selva!oss

Responder esta

Sou Jean Marconi, sobrinho de Mestre Quim Maciel, de Crixás-GO, falecido em 2008, e vim parar aqui através do site da Jardim Produções. Meu envolvimento é com o legado que meu tio deixou através da Folia do Divino a qual ele participava.

Responder esta

Oi João, lembra de mim, da Caixa, Marie, trabalhamos juntos, a Inez me mandou o teu convite do Lançamento do Livro, acho que eu vou lá para te ver (se não houver contratempo, sabe os kids) e levar um autógrafo.
Feliz de te encontrar. bj Marie

Responder esta

Marie, que satisfação voltar a falar com você, depois de tantos anos!! Ainda bem que o mundo é pequeno! Tenho muita saudade daqueles tempos, na Praça da Sé e gostaria de manter contatos com você e os demais colegas (Helena, Adina, Mercedes, Igor, etc etc). Se vc tiver o e-mails deles, mande-me, por favor.
Nossa, seria com muita alegria que eu receberia você lá no stand da Editora Baraúna, no Anhembi. Apareça, sim, daí vc leva o livro com dedicatória especial.
Grande abraço fraterno.
joão

marie mukay disse:
Oi João, lembra de mim, da Caixa, Marie, trabalhamos juntos, a Inez me mandou o teu convite do Lançamento do Livro, acho que eu vou lá para te ver (se não houver contratempo, sabe os kids) e levar um autógrafo.
Feliz de te encontrar. bj Marie

Responder esta

João, realmente dá uma saudade danada, daqueles tempos na Sé, que tínhamos que ficar até dar o sinal para nós batermos o ponto, e o Sr. Pino de alerta, lembra. Os e-mails da Helena e da Adina estão abaixo, mas do Igor e da Mercedes eu não tenho, acho q q Helena tem a do Igor e da Vera (lembra dela de Quintana).

"adina ivone"
"Helena Watanabe" ,
Bj

Responder esta

Olá a todos, somos o movimento "Quem-te-dera" de Irituia-Pa. Lutamos pela preservação da cultura popular de nosso municipio através de diversas frentes, sem recursos mas com muita boa vontade. Proucuramos através da cultura resgatar o amor das pessoas pela nossa cidade, acreditamos que o fazer cultural humaniza e faz com que nos redescubramos irituienses, paraenses e amazônicos, frente a força da cultura de massa propagada pela globalização.
Quem quiser saber mais a respeito do nosso trabalho pela cultura,arte e cidadania é só acessar: http://gengibirradigital.blogspot.com

Responder esta

Responder esta

RSS

Pesquisar no Vozes

nos siga no Twitter

Patrocínio

Projeto CCBB Itinerante
    Ministério da Cultura - Brasil, um país de Todos

Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura

© 2010   Criado por danilosneto   Ativado por .

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo